5G e os benefícios para o setor da saúde

A tecnologia promete revolucionar os processos na área da saúde.

A tecnologia promete revolucionar muitas áreas nos próximos anos, entre elas, a saúde. Com a presença da tecnologia 5G, uma série de aplicações serão exploradas em diversos setores de atuação, como por exemplo, na jornada de experiência do paciente, com recursos como a telessaúde e telemedicina.

Entre inúmeras hipóteses, a expectativa é que o 5G impacte positivamente no setor, uma vez que a cobertura da rede deve ser maior, assim como a capacidade de alcance do atendimento remoto.

O 5G é nova geração das redes móveis de telefonia celular e dados e a quinta e mais avançada geração disponível à população. O advento tecnológico vai deixar nossos aparelhos móveis com maior nível de performance, garantindo mais velocidade, estabilidade e mobilidade na palma da mão.

Diversas empresas de tecnologia voltadas à área da saúde, como por exemplo, a Duodoctor, já realizam pesquisas e trabalham em inovações que serão otimizadas quando a rede 5G for efetivamente implantada. É no advento da telemedicina, que o avanço será ainda maior, gerando atendimento em áreas de difícil acesso, proporcionando mais eficiência e celeridade nos processos, garantindo assim, a melhor experiência ao paciente.

A Duodoctor é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma inovadora de telemedicina para o mercado de saúde. O recurso, especialmente neste momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19, ganhou protagonismo e espaço entre os profissionais e unidades de saúde. “Com a rede 5G, haverá ainda mais facilidade de conexão entre os dispositivos, permitindo maior velocidade de conexão necessária à ferramenta”, afirma o diretor comercial da empresa, Marcelo Callegari.

Além disso, a rede 5G proporcionará transformação em áreas como a Internet das Coisas (IOT). Embora o uso de dispositivos móveis já seja possível através das redes existentes atualmente, com a melhor disponibilidade nos canais, a performance conseguirá evoluir e poderá conectar diversos dispositivos, sem que haja interferência na qualidade da conexão. Ou seja, captação de dados e trocas de informações e opiniões médicas, por exemplo, poderão ser realizadas em tempo real. Do ponto de vista do médico, será possível garantir uma melhor base de conhecimento para a adoção das melhores práticas e definição de procedimentos de maneira eficaz e rápida.

A implantação desta nova tecnologia impactará efetivamente na melhora da experiência do paciente. Com a presença dos adventos tecnológicos, como o uso de wearables, smartwatches e chatbots, os cuidados preventivos e o atendimento personalizado transformarão a relação médico-paciente. Adicionalmente, o 5G se mostra essencial para o avanço da cirurgia robótica, além da realidade virtual e aumentada, uma vez que torna-se fundamental para a realização dos serviços remotos.

É incontestável que os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossa realidade. Ainda há muito por vir, pois estamos caminhando cada vez mais para um sistema conectado e globalizado. “E é neste segmento, a Duodoctor segue acompanhando as evoluções e investe cada vez mais na missão de promover a saúde através de serviços de atendimento assistencial e plataformas inteligentes”, conclui Callegari.

Outras notícias