A inovação tecnológica ganhou os holofotes como aliada da Saúde nas ações de combate ao novo coronavírus. Na corrida contra a Covid-19, as ferramentas à distância já fazem parte da rotina do setor no Brasil.
No contexto da telessaúde, a telemedicina, especificamente, auxilia na ampliação do acesso à saúde, trazendo mais eficiência e agilidade nos processos. Por meio da tecnologia, é possível aprimorar a experiência do paciente, reduzir desperdícios, e proporcionar atendimento de qualidade à população.
É fundamental reconhecer o avanço dos serviços de telemedicina no último ano, especialmente no âmbito da saúde pública. Entre algumas das iniciativas que podemos destacar neste setor, é o aplicativo e-saúdeSP, disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo em 2020. A plataforma é destinada à triagem e orientação dos pacientes com suspeita de Covid-19 e disponibiliza um sistema de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Desde sua implantação, em junho de 2020 até o momento, a ferramenta já ultrapassou mais de 2,2 milhão de acessos e 472,5 mil usuários cadastrados.
A expansão da telemedicina no setor, esclarece cada vez mais, a necessidade de investimentos em soluções de prevenção e promoção da saúde. É neste sentido, que a Duodoctor trabalha continuamente com a missão de promover a saúde, através de serviços de atendimento assistencial e plataformas inteligentes. “A empresa dispõe de uma plataforma de telemedicina totalmente preparada para oferecer atendimento virtual de qualidade à população”, destaca o diretor comercial da Duodoctor, Marcelo Callegari. A solução da Duodoctor é concebida por uma equipe de médicos e enfermeiros com mais de 30 anos de experiência clínica e suportada por tecnologia de ponta em plataforma digital e omnicanalidade.
A telemedicina veio para ficar. As inovações tecnológicas revolucionaram a área da Saúde e estão contribuindo diretamente na prestação de atendimento humanizado e de qualidade à população, especialmente no momento da pandemia do novo coronavírus. “Os recursos já são protagonistas no cenário atual, trazendo experiências importantes de saúde a quem mais necessita”, conclui Callegari.