Telemedicina cresce na rede pública de saúde

Ferramenta oferece mais agilidade, comodidade e eficiência nos atendimentos.

O país vive uma explosão de casos de gripe e de Covid-19. A telemedicina vem ganhando destaque no noticiário à medida em que aumenta a pressão e as filas de espera nos hospitais da rede pública de saúde. Nesta concepção, a capital de São Paulo foi a primeira cidade do país a sancionar uma lei que define a prática de telemedicina de forma permanente.

Vale destacar o protagonismo das inovações tecnológicas, como a telemedicina no âmbito público. Além de ampliar a oferta de atendimento, melhora as condições de acesso e aprimora a qualidade dos serviços do SUS para a população da cidade de São Paulo. Na capital paulista, os usuários do sistema público de saúde, têm acesso ao aplicativo e-saúdeSP, uma plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente do SUS na cidade. Desde a sua implantação, em junho de 2020 até o mês de janeiro, já ultrapassou a marca de 7,8 milhões de acessos, 1,7 milhão de usuários, além de mais de 1,5 milhão de downloads.

A utilização de recursos tecnológicos como o e-saúdeSP, aumentou o alcance e a efetividade das ações da gestão municipal no enfrentamento à Covid-19, com recursos com a teleinterconsulta, que permite a avaliação médica de um paciente por videochamada, e a teletriagem @Covid, acionada pelo aplicativo para avaliação de sintomas por equipes de saúde em uma central de atendimento e, se necessário, o encaminhamento para a testagem de Covid-19.

Outros fatores relevantes da telemedicina são a possibilidade de atender e alcançar áreas remotas e conectá-las com a atenção primária, além de proporcionar a conexão do usuário com a atenção secundária. Adicionalmente, a comodidade e o melhor referenciamento dos atendimentos também são destaque, além da redução de filas e a superlotação em unidades de saúde. Além dos pacientes, o advento da telemedicina proporciona inúmeros benefícios aos profissionais de saúde. Para os médicos, inclusive, a teleinterconsulta é um dos principais destaques, proporcionando de forma totalmente segura, a troca de informações e opiniões para o auxílio no diagnóstico e terapêutico de cada atendimento.

Com isso, a Duodoctor, healthtech que nasceu estrategicamente da parceria de um grupo de especialistas na área de tecnologia em saúde, não mediu esforços e trabalhou arduamente para garantir o desenvolvimento de soluções inovadoras ao setor.

Inicialmente, a Duodoctor está empenhada na disponibilização de uma solução voltada à prestação de serviço de telemedicina, mas o portfólio da empresa vai além. Baseada no conceito de Telessaúde, a companhia possui o objetivo de expandir a melhoria da rede de serviços de saúde, fortalecendo todos os níveis de atenção. “Nosso foco é de garantir satisfação total dos usuários, gerando maior qualidade na otimização dos processos e recursos disponíveis”, destaca o diretor comercial da Duodoctor, Marcelo Callegari.

A utilização da telemedicina no enfrentamento à pandemia de Covid-19 é essencial e traz experiências importantes de saúde a quem mais necessita. A prática contribui efetivamente para acelerar a migração do atendimento para um ambiente digital, trazendo mais inovação e inteligência aos atendimentos no SUS.

 

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